Sistema de irrigação no Vale do Curu receberá recursos do PAC
Categorias: Política
- Enviar para o Kindle
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, enfatizou que a recuperação dos perímetros irrigados Curu /Paraipaba e Curu/Pentecoste receberão recursos financeiros para as obras. O anúncio foi feito durante reunião com o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE), na manhã desta quarta-feira (28).
De acordo com Teixeira, o estudo de viabilidade do projeto já está concluído, e consiste na alteração do sistema de irrigação e a viabilidade de estação de bombeamento no núcleo H. Os projetos estão avaliados em R$ 40 milhões para o perímetro Curu/Pentecoste e R$ 50 milhões para Curu/Paraipaba. Disponibilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
No entanto, o ministério aguarda o novo projeto executivo preparado pelo Departamento Nacional de Obras Contra Secas – DNOCS, para ser apresentado ao Conselho Gestor do PAC – CGPAC.
Essas obras são reivindicações dos colonos junto ao deputado, que sempre cobra do ministro da Integração, medidas para o combate à seca na região. Para o parlamentar, as obras de irrigação são uma vitória e atendem as demandas das famílias que moram e trabalham no perímetro irrigado de Pentecoste.
Caucaia e Jaguaribe
Danilo Forte reforçou ao ministro a necessidade de liberação de recursos para projetos de dois municípios cearenses, um prejudicado com o avanço do mar e outro com as longas estiagens.
O projeto de prevenção à erosão costeira na praia de Icaraí, em Caucaia, onde o mar tem avançado sobre as construções, prejudica moradores, turistas e o comércio local.
Já em Jaguaribe, as obras de transposição do Açude Feiticeiro, para Nova Floresta, ampliará as áreas de irrigação e o abastecimento doméstico na região.
O ministro disse que incluiu os projetos dos dois municípios no PAC 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário