domingo, 25 de outubro de 2015

A Guerra Greco-Turca de 1919, por André Araújo

Quando se analisa a guerra civil da Síria é bom lembrar dessas raízes, pois História é uma continuidade de eventos
A Guerra Greco-Turca de 1919, por André Araújo
Com o fim da Grande Guerra de 1914, desfaz-se o outrora poderoso Império Otomano e Constantinopla é ocupada pelo Exército britânico. O Movimento Nacional Turco, partido político do General Mustafa Kemal assume o poder na Anatólia, parte asiática do Império Otomano, mas o Movimento não é reconhecido pelos Aliados. O MNT é herdeiro dos Jovens Turcos, uma espécie de "tenentismo" que nasceu antes mesmo da aliança da Império Otomano com as potenciais centris, o lado perdedor da Primeira Guerra (Império Alemão e Império Austro Húngaro).
Aproveitando a presumida fraqueza dos turcos derrotados, a Grécia, estimulada pelo Primeiro Ministro britânico Lloyd George, célebre desde sua hábil condução do Império britânico durante o grande conflito mundial, demagogo e controvertido político que conduziu a Inglaterra na maior parte do período da Grande Guerra, de origem não nobre, advogado de porta de cadeia que fez sucesso por sua esperteza e audácia, convenceu o primeiro ministro da Grécia (que era uma monarquia criada pelos ingleses em 1831, ocupada pela Casa Real dinamarquesa), Elefterios Venizelos a atacar a costa turca da Anatólia para tomá-la para a Grécia. Essa costa tinha como epicentro a cidade grega de Smyrna, que tinha mais gregos que Athenas, cerca de 630 mil contra 470 mil em Atenas, além de larga população judaica e armênia. Os gregos estavam lá havia 2.000 anos e com a derrota dos turcos era hora de tomar esse litoral para sempre.
Mas Lloyd George estava errado, os turcos, mesmo derrotados na Grande Guerra, eram formidáveis guerreiros e iriam defender com vigor sua terra. A guerra durou três anos e foi um desastre para a Grécia, pior ainda, a derrota da Grécia consolidou a República da Turquia e a liderança de Mustafa Kemal, que tornou-se o grande líder do povo turco.

Tags

Nenhum comentário:

Postar um comentário