Relojoaria - Compêndio Astronômico (1596)
O Museu Britânico além de possuir, manter, cuidar, zelar por obras-primas que se não estivessem lá Deus sabe em que estado estariam, e não cobrar ingresso, ainda tem um departamento de pesquisa que publica, no site do museu, para quem estiver interessado em aprender mais, excelentes textos sobre suas coleções.
Escolhi relógios como tema para esta semana. E encontrei, além dos relógios, uma pesquisa muito interessante sobre O Tempo. Espero que todos gostem.
O que é o tempo? Como o mensuramos? O que significa para o Homem?
Quase todo objeto tem relação com o tempo através de sua história, mas aqueles pesquisados no tema desta semana também ajudam a compreender e avaliar como as diferentes culturas do mundo concebiam a passagem do tempo em suas vidas.
Na raiz de todas as civilizações sempre houve a necessidade de organizar o futuro imediato e também o mais distante, para assegurar a sobrevivência. Começaram por observar e registrar os fenômenos naturais tais como as estações do ano, a migração dos animais que isso provocava, o movimento do sol, da lua e das estrelas.
Ao longo desta semana, falaremos mais sobre O Tempo. Hoje, no entanto, começaremos a mostrar alguns medidores ou marcadores do tempo que flui, escolhidos na bela coleção do Museu Britânico. O primeiro é O Compêndio Astronômico.
O que é isso? É uma coleção de pequenos instrumentos para medir o tempo instalados dentro de uma caixa.
Forneciam ao usuário uma quantidade de opções, em um formato bastante prático e eram, como podemos ver por este raro exemplo, objetos muito caros, talvez também destinados a exibir o poder econômico de seu proprietário...
Feito em Heilbronn (Baden-Württenberg), Alemanha, é o mais sofisticado dos compêndios astronômicos conhecidos. Obra do relojoeiro e ourives Johann Anton Linden, contém um poderoso conjunto de instrumentos, sobretudo se levarmos em conta a época em que foi feito.
Possui vários tipos de relógios de sol e tabelas calêndricas, dispositivos apropriados para determinar em que tempo e em que hora o usuário estava.
Inclui também um compartimento com instrumentos para anotações e desenhos, uma tabela de latitudes, outra para converter diferentes sistemas de marcação de horas, ainda outra com o registro da posição das constelações e estrelas, assim como um astrolábio.
Mede 14.6 cm de largura quando aberto; 7.5 cm quando fechado e 20.0 cm de altura.
(Noblat)
Acervo Museu Britânico, Londres
Nenhum comentário:
Postar um comentário