Enviado por Jorge Antonio Barros -
9.8.2012
|21h55m
AMBIENTE
Remadores organizam mutirão de limpeza da Baía
O empresário Robson Richers e praticante de caiaque oceânico cansou de navegar pelas águas sujas da Baía de Guanabara. E ali por onde Estácio de Sá também navegou ao inaugurar o Rio de Janeiro em 1565, na entrada da Baía de Guanabara, Robson fez a fotografia acima, que teve mais de mil compartilhamentos no Facebook, denunciando a sujeira do nosso mar, entre a Ilha de Cotunduba e o Forte São João, na Urca. A indignação foi crescendo e agora no sábado Robson deve reunir pelo menos algumas centenas de pessoas que vão participar do mutirão de limpeza organizado pela Reamar, uma espécie de federação de associações comunitárias, desportivas e culturais.
No Twitter, o convite para o mutirão foi replicado pelo deputado federal Jean Willys, que por sua vez foi replicado pela cantora e atriz Ivete Sangalo, que tem mais de seis milhões de seguidores no microblog. Com isso, Robson espera que o evento leve mais gente à Praia Vermelha no sábado, às 9h. Haverá tendas para mergulhadores, remadores e voluntários de modo geral, que poderão também participar de limpeza da areia e aulas de educação ambiental. Os mergulhadores e os remadores vão entrar no mar de onde pretendem tirar o lixo que será depositado num veleiro emprestado pelo projeto Grael e, em seguida, levado até a praia.
Sócio do Clube Carioca de Canoagem, Robson -- sobrinho do pioneiro da dublagem, Herbert Richers -- costuma remar duas vezes por semana cerca de cinco milhas náuticas da Urca a Copacabana. Ele só remar feliz e sem precisar sentir o mau cheiro das nossas águas. É muito? Quem ama o Rio bem que poderia ir lá dar uma força.
Fica aqui o convite para uma ação semelhante que irá ocorrer no Paredão da Urca no próximo dia 26, quando por volta de 100 mergulhadores irão fazer também uma limpeza da orla da Urca.
ResponderExcluirAlém disso, estão previstas outras atividades para o público que fica em terra: Exposição de foto sub, de quadros pintados pelos membros da associação de artistas deficientes que pintam com a boca ou pés, arrecadação de alimentos para doação, sorteio de cursos de mergulho, workshops e mais...
http://www.barracuda.com.br/site/