O ex-presidente Lula abriu seu discurso, nesta tarde de terça-feira, durante comício na Praça do Ferreira (Centro) pró-Elmano de Freitas, candidato a prefeito de Fortaleza pelo PT, convocando o cordelista Siciliano Neto. Siciliano leu trechos de um cordel seu em homenagem a Elmano.
Mas voltando à campanha, Lula disse agradecer a Deus, por estar curado do câncer da laringe e “a vocês pela força e pelo carinho que sempre recebi dessa Fortaleza”.
Lula chegou a afirmar que os empresários brasileiros deveriam acender uma vela todo dia para ele, pois seu governo possibilitou o crescimento da economia e os trabalhadores tiveram ganhos reais de salário.
“Fazer ponte, qualquer um faz. Fazer viaduto, qualquer um faz. Mas o duro é fazer para o povo”, afirmou Lula. Ele elogiou o “Olho o olho”, slogan da campanha de Elmano, lembrando que em sua terra, Garanhuns (PE), ouvia de sua mãe “meu filho, se você quiser conhecer uma pessoa, que tá falando a verde, tem que olhar olho no olho”.
O ex-presidente afirmou que Luizianne vai sair pela porta da frente depois de oito anos de mandato assim como ele saiu, consciente de que não deu pra fazer tudo. “Eu fiz tanta promessas pra minha mulher e não consegui cumpri todas”, risos.
Lula alertou Elmano: “Nós não ganhamos a eleição ainda. Lá em São Paulo, quando lancei Haddad (Fernando Haddad, candidato a prefeito de São Paulo), disseram que era um poste. Lancei Dilma, era um poste. Então, de poste em poste, vamos iluminar o Brasil inteiro. Eles são candeeiro apagado e sem pavio.” Recomendou que o povo do PT não baixe o nível da campanha e não aceite provocações.
“Você, caro Elmano, tem compromisso com o povo lá de baixo. Você veio lá de baixo”, destacou Lula, reiterando agradecer sempre a Deus por ter sido eleito presidente e provado mais competência do que a elite para governar o País. “Nunca o nordestino foi tão respeitado como agora!”, acentuou, lembrando que os indicadores sociais vão mostrar o Nordeste e Fortaleza bem diferentes.
O ex-presidente chegou a lembrar que em eleição todo mundo gosta de pobre, mas depois não é convidado nem para tomar um café. “Mas nós mudamos isso. Provamos que é possível mudar a sociedade brasileira. O que fizemos em oito anos foi mais do que um século deles no governo”.
Recomendou a Elmano que “trate o pobre com respeito, porque rico não precisa de Prefeitura e tem é que pagar os impostos direitinho”. Lula disse para Elmano que ele pode ficar certo de que terá na presidente Dilma uma companheira para lhe ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário