Segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Edson de líder a uma situação humilhante
• O resultado das últimas eleições municipais, à proporção que você os analisa mais detidamente, vai tomando consciência de que em alguns municípios o eleitor mandou recados diretos (sem intermediários) a alguns políticos que “se acham” donos do pedaço. Na verdade essa situação que já foi real em tempos passados está saindo de cena e dando lugar à escolha de candidatos, sem as tradicionais amarras e ou influência de padrinhos.
Um caso bem típico é o do ex-prefeito José Ribamar Barroso Batista, o popular Ribeiro, de Paracuru, que perdeu a eleição ali e sua filha não conseguiu eleger o sucessor em Paraipaba. Outro mais expressivo ainda, em termos de derrota, é do atual prefeito de Aquiraz, Edson Sá (foto). Mudou o título para o Eusébio crente que ia se eleger para um quarto mandato ali e ainda deixar a ex-prefeita Ritelza na “Primeira Capital”, mas, não combinou com o povo. Perdeu as duas.
E o que é pior, que ninguém havia percebido, sua filha Alexandra Sá, atual vice-prefeita do Eusébio, cantada em prosa e verso durante a campanha que poderia ser a vereadora mais votada do município, também rodou. Edson Sá, com 72 anos, terá de repensar se encosta as chuteiras ou se vai tentar voltar o título para Aquiraz, onde, se tivesse tido humildade, hoje poderia estar celebrando sua reeleição e quem sabe (num acordo com Acilon), vitória de sua filha como vereadora (talvez, aí sim, a mais votada) e passaporte para a Presidência da Câmara no Eusébio. Fica a advertência aos mas jovens: quando se quer tudo pode perder tudo.
• Reinado acabou - Aos poucos nós vamos contando aqui, como prometi, tudo sobre as pesquisas (acertos e erros), vencedores, perdedores e outras curiosidades que as urnas do recente pleito municipal nos deixaram. Por exemplo, quando se fala em Paracuru/Paraipaba, se pergunta logo: você conhece o Ribeiro? É verdade, trata-se de um veterano da política regional do Vale do Curu e um vitorioso. Foi prefeito às vezes que quis em Paracuru.
Também, elegeu sua mulher, dona Neuba Azevedo Batista, prefeita em Paraipaba. Ela morreu e a lacuna foi preenchida a seguir por sua filha, atual prefeita, que conclui os oito anos de mandato. Ela em Paraipaba e a companheira que o pai Raimundo Barroso Batista “Ribeiro” elegeu, os únicos quatro anos em Paracuru, já que o todo-poderoso não deixou que ela fosse para a reeleição. Aconteceu a derrocada total: em Paracuru, Sidney Gomes (PC do B) venceu o candidato “Ribeiro” e em Paraipaba, a filha prefeita não emplacou o substituto, ganhando ali o empresário Cláudio Henrique Azevedo. Vassourada geral. Fica a lição para alguns políticos que chegam às prefeituras e como dizia o jurista Paulo Quezado: “se acham”.
• PC do B, sete Prefeitos - O deputado federal João Ananias (PC do B-Ceará), que retornou de um evento internacional na Guatemala, revelou ao Política Especial, que “estou muito feliz com o crescimento do nosso partido, no interior do Estado, onde a sigla elegeu sete (7) prefeitos e 69 vereadores”. Ananias, que já foi prefeito duas vezes de Santana do Acaraú, deputado estadual em dois mandatos, secretáriode Saúde do primeiro ciderado (Governo Cid Gomes de 2007 a 2010), quando deixou a pasta para disputar a Câmara Federal, lembra que além dele, também se encontra na Câmara Federal o deputado Chico Lopes, eleitos juntos em 2010. Agora, além da reeleição de Carlos Felipe, em Crateús, também elegeu outros seis (6) gestores municipais, com vitórias espetaculares, como ele mesmo assinala, em Paracuru, com o Sidney (cantada em prosa e verso, por mim, com antecipação) e Santana do Acaraú, onde mesmo com a máquina funcionando, desregradamente, a favor do candidato oficial, “nós ganhamos, com a prevalência da vontade popular”, enfatizou.
• Educação com Ariosto - O prefeito eleito de Limoeiro do Norte, deputado estadual do DEM, no exercício, Paulo Duarte, revelou em sua primeira entrevista, na capital cearense, após sua importante vitória nas urnas, que entre outras coisas vai cuidar muito bem da Educação. Este setor ficará sob a responsabilidade do deputado federal Ariosto Holanda, que indicará o titular da pasta e vai cuidar dela para melhorar cada vez o sistema educacional da terra de dom Aureliano Matos.
• Dezessete e não quinze - Isso mesmo. Eu havia divulgado que a Câmara Municipal de Caucaia teria uma composição de 15 vereadores a partir de primeiro de janeiro de 2013. Não, são 17 ao todo, dos quais 14 estão literalmente ligados ao prefeito Washington Gois e ao vice, coronel Paulo Guerra, reeleitos para os próximos quatro anos de mandato. Isso implica em dizer que a nova Mesa Diretora da Câmara de Caucaia passará pelo crivo dos dois principais líderes da política local. E tem cinco nomes cogitados. Fique atento, fique ligado e você vai ficar sabendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário