TUDO QUE É NOTÍCIA, PRECISA DA DIVULGAÇÃO!! TUDO QUE É NOTÍCIA, PRECISA DA CONTRADIÇÃO!!
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Hoje é o último dia de "festa" da padroeira de Paraipaba, Santa Rita de Cássia.
É um dia em que os amigos encontram-se para botar o assunto em dia. Típica de
tantas festas que por aí acontecem. As tradições são as mesma aqui em nosssa
região nordestina. Já estou aqui, como quase todos os anos, desde criança participo deste costume. Irei à praça e depois ao clube, que terá atração de sucesso
no Brasil(Não é o meu forte), Aviões do Forró. mas tudo bem! vamos lá!!!
O efeito danoso em caso de rompimento entre PT e PSB
A apenas onze meses do primeiro turno das eleições municipais, PT e PSB pesam e medem cada detalhe e variável da manutenção - ou não - da aliança. Um desses pontos, pouco percebido pelo grande público, é o fato de a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes presidirem seus respectivos partidos no Estado. Isso é relevante. Tem peso institucional muito forte. Inclusive, foi em busca dessa legitimidade partidária que ambos ascenderam à cúpula das respectivas legendas. A posição garante tratamento equilibrado para ambos. Mas tem, igualmente, efeito danoso quando as circunstâncias não ajudam. Por exemplo. Admitindo-se que os dois personagens rompam em Fortaleza. Como ficaria no restante do Ceará? PSB e PT de há muito convivem em dezenas de prefeituras em todas as regiões do Estado. Como ficariam essas relações, cada uma com suas fortes cores locais, se Luizianne e Cid seguirem rumos diferentes na Capital? Veja um dos possíveis cenários.
QUEBRA DA ALIANÇA ISOLARIA LUIZIANNE
É fácil supor que em caso de rompimento PT-PSB em Fortaleza, os demais diretórios municipais procurariam fazer com que Fortaleza fosse um caso isolado. Essa hipotética situação seria alimentada pelo governo Cid, a quem não interessa uma desavença política em cada cidade. Pelo contrário. A presidente do PT cearense pouco teria o que fazer contra isso. Luizianne sempre teve atuação política circunscrita a Fortaleza. Sabe-se que o conjunto dos diretórios petistas no Estado é fatiado entre parlamentares graduados - a maioria próxima a Cid. Todos eles disputam espaço com a própria presidente. É da genética do PT. Tudo considerado, significa dizer que um eventual rompimento PT-PSB em Fortaleza levaria Luizianne ao isolamento dentro do PT cearense. Dizendo de outra forma: de que lado, caro leitor/internauta, ficariam os petistas, hoje professores de pragmatismo político? com a presidente da sigla, prefeita até dezembro de 2012 - em outubro do ano que vem restarão dois meses de mandato - ou à sombra dos Ferreira Gomes, no poder até 2014?(Erivaldo Carvalho).
Cid defende critério e beneficia Eliane
Foi por intervenção do governador Cid Gomes (PSB) que a deputada estadual Eliane Novais (PSB) não teve questionada sua eleição para o grupo de delegados do partido que participará do congresso nacional do PSB, em dezembro. Durante os preparativos para a votação que elegeu o grupo de delegados, ontem, o 1º secretário de Finanças da sigla, Rogério Pinheiro, propôs aos 286 delegados municipais presentes ao 11º Congresso Estadual, que o nome de Eliane Novais fosse retirado da única chapa inscrita na eleição. Rogério queria dar espaço a uma filiada do PSB de Itarema que pediu para entrar na chapa como representante das “minorias” em Brasília. Ele justificou sua proposta dizendo que Eliane não tem demonstrado “compromisso” com o partido.
Cid – que no papel de presidente do PSB no Ceará coordenava o 11º Congresso Estadual, realizado ontem no hotel Vila Galé -, lembrou que Eliane é uma “delegada nata”, por possuir mandado de deputada estadual. Antes disso, ele já havia lido trecho do regimento interno do partido que inclui os deputados na lista de “delegados natos” – aqueles que, só pelo cargo eletivo de ocupam, já são delegados naturalmente.
Após a fala de Cid, Rogério não voltou a pedir a substituição de Eliane e, com isso, encerram-se os questionamentos sobre a chapa inscrita - o que permitiu a aprovação do grupo logo em seguida.
Explicações
O governador, entretanto, não deixou de explicar seu posicionamento. “Não estou defendendo o nome da deputada, mas sim o critério de constar o nome de todos os deputados estaduais do partido”, disse Cid, após lembrar que Eliane faz oposição a ele na Assembleia Legislativa. Em setembro, o clima de racha dentro do PSB teve seu ponto alto com a destituição do diretório municipal do partido, com a retirada do cargo do então presidente, Sérgio Novais (PSB) - irmão de Eliane.
Sérgio é um dos 44 delegados eleitos no congresso de ontem. Além de toda a bancada estadual, a bancada federal e os membros cearenses do diretório nacional são considerados “delegados natos”. O grupo de delegados terá participação na eleição que escolharerá um novos diretório e executiva nacionais do PSB.
Em entrevista ao O POVO, a deputado Eliane Novais questionou a legitimidade do 11º Congresso Estadual do PSB. Isso porque, segundo ela, os delegados foram eleitos em congressos municipais “cartoriais”, ou seja, sem a participação das bases partidárias.
(O Povo).
O câncer de Lula me envergonhou
Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.
Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?
Lula teve muitos problemas --e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.
No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.
Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.
Isso significa quem um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.( Gilberto Dimenstein).
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
COISAS DE FILÓSOFOS.
Cem anos de Solidão
Cem anos de solidão se passa na cidade imaginária de Macondo, e conta a história de seus fundadores liderados pela família Buendia-Iguaran. José Arcadio Buendía é o patriarca da família e Úrsula Iguarán a matriarca. Trata-se de um casal de primos, que se casaram assustados pelo mito de que o casamento entre familiares poderia gerar filhos com rabos de porco. Este temor cria situações divertidas no início do relacionamento, mas também situações trágicas, e será, em última análise, o causador da mudança de cidade do casal para fundar Macondo.
O nome Macondo aparece em Cem anos de Solidão sem nenhuma grande explicação. José Arcadio Buendía, durante a sua viagem de saída da cidade natal, tem um sonho de uma cidade cujas construções têm paredes de espelhos e cujo nome é Macondo, mas esse nome não tem nenhum significado.
O casal tem três filhos: José Arcadio, Aureliano Buendía e Renata buendía. Posteriormente há a chegada de Rebeca. A cidade de Macondo é fundada por algumas famílias que acompanharam os Buendía durante a sua viagem, mas José Arcadio Buendía é o líder da comunidade, responsável por fazer a divisão de rescursos e mediação de conflitos. Em pouco tempo, a cidade é achada por um grupo de ciganos, que trazem diversas descobertas ao povo de Macondo. Entre os ciganos está Malquíades, um sábio que morre e ressucita diversas vezes no decorrer da história, personagem chave para o enredo de Cem anos de Solidão.
Então, A história de Cem anos de solidão passa a girar em torno da família Buendía por diversas gerações. São mostrados os encontros e desencontros ocorridos nas vidas de seus membros por diversos anos, até que o último Buendía vivo consegue decifrar as escrituras que prediziam o futuro da família. Neste trajeto, há uma mistura bastante rica e bem dosada de elementos, personagens e passagens, que incluem um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas.
Vem aí o VI Festival da Lagosta de Icapuí
A Praia de Barreiras de Cima, situada em Icapuí (Litoral Leste) será palco, de 4 a 6 próximos, do VI Festival da Lagosta. Durante o evento, o público contará com Salão Gastronômico, um espaço montado na beira da praia, onde serão feitas degustações de pratos à base de lagosta e também onde ocorrerão shows gratuitos.
Um dia antes do festival, serão oferecidos aos profissionais da área alimentícia, hoteleira e para a comunidade pesqueira local oficinas e palestras que tratam de assuntos que vão da pesca artesanal ao atendimento do cliente.
O festival é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) e tem apoio do Grupo M Dias Branco, Ministério da Pesca, Secretaria de Pesca do Ceará e Sebrae/CE. Produção executiva de J A Lima Produções.
Programação
Dia 3 (Quinta-feira) – Auditório da Secretaria de Educação de Icapuí
8h – Seminários
MPA – Brasília – O Projeto de certificação da lagosta para exportação e o seu impacto junto ao pescador artesanal de lagosta;
IBAMA – Planos de atividades de fiscalização por parte do IBAMA no próximo período do defeso da lagosta;
LABOMAR/UFC – Uma alternativa de pesca no período do defeso: cultivo de beijupira em cativeiro;
SPA-CE – Ações em curso na SPA-CE direcionadas para a região de Icapuí;
INSS – Aracati – Direitos e obrigações trabalhistas do trabalhador pescador.
Dia 4 (Sexta-feira) – Praia Barreira de cima
21h30min – Show Los Kakos
24h – Show Lobão
Dia 5 (Sábado) – Praia Barreira de cima
Manhã
8h – Competições esportivas
10h – Show Cacimba de Aluá
12h30min – Show The Claptons
Noite
21h30min – Show Banda Monomotor
23h30min – Show MPB4
1h30min – Show Banda Reldon
Dia 6 (Domingo) – Praia Barreira de cima
(10h às 15h)
Visita às praias, barracas, restaurantes e pousadas participantes do Salão de Gastronomia;
Passeio de Jangada nas praias de Redonda e Ponta Grossa;
Visita guiada à trilhaCOMENTÁRIO MEU:
Que vergonha! Acorda prefeita de Paraipaba. Bota o secretário de turismo para trabalhar! Será que existe mesmo a secretaria de turismo?
Padre de Caucaia atropela e mata duas pessoas na CE-085 Garrote - Caucaia
Uma colisão entre um carro e uma moto resultou na morte de duas pessoas. O acidente ocorreu na noite desta quinta-feira (27), no Km 13 da CE-085, na localidade de Garrote, em Caucaia. O automóvel pertence a Arquidiocese de Fortaleza e era conduzido pelo pároco da Caucaia, Padre Luiz Madeira Bezerra Filho. O veículo colidiu frontalmente numa motocicleta. As duas pessoas que estavam na moto morreram na hora. As vítimas foram identificadas como Sebastião Pereira Duarte Filho, de 46 anos, e Leocádio Linhares Carneiro, de 35 anos. De acordo com Policiais.(SÃO GONÇALO NOTÍCIA).
Prisão perpétua para o "Anjo da Morte" argentino
Enviado por luis nassif.
Um dos símbolos macabros da ditadura argentina, Alfredo Astiz foi chefe de inteligência do Grupo 3.3.2 da Marinha, e um dos primeiros integrantes da Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA) reconhecido publicamente como um brutal repressor no final da década de 70. Em sua lista de acusações estão os assassinatos de Azucena Villaflor, fundadora das Mães da Praça de Maio, e das monjas francesas Alice Domon e Leonie Duquet, torturadas na ESMA e jogadas no mar. Outros 17 ex-marinheiros foram condenados por crimes de lesa humanidade. A reportagem é de Francisco Luque, direto de Buenos Aires.
Mr. Teixeira e a FIFA
vão dançar miudinho com o Aldo
Quando o PiG e a elite tentaram o Golpe do Mensalão, Aldo foi um guardião da Legalidade, porque era Presidente da Câmara e o impeachment só passaria por cima do cadáver dele.
Aldo aprovou um Código Florestal que protege o pequeno agricultor e defende o agro-negócio brasileiro da cobiça internacional.
E por isso conquistou o ódio dos Verdes e seus arautos no PiG (*).
Aldo foi o Presidente da CPI da Nike que indiciou Ricardo Teixeira por onze crimes.
(Depois, a Justiça o absolveu de forma constrangedora. E ainda querem fechar o CNJ.)
Aldo enfrentou quase que no tapa a Bancada da Bola, gloriosamente liderada pelo grande brasileiro Eurico Miranda.
E só assim, quase no tapa, conseguiu aprovar o relatório da CPI.
E ainda dizem que o Brasil não mudou …
Hoje, Aldo é Ministro do Esporte e o Ricardo Teixeira foge da Polícia Federal duas vezes e de um certo repórter da BBC inglesa, aquele do “Mr. Teixeira, did you accept the bribe ?”.
Ao fazer uma reportagem sobre Ricardo Teixeira, para o Domingo Espetacular, da TV Record, esse ansioso blogueiro conversou com Aldo sobre Teixeira e a FIFA.
Sobre Mr. Teixeira, recomenda-se tirar as crianças da sala.
(Embora a linguagem de Aldo, mesmo em off, seja sempre alta e elegante. O problema com as crianças na sala seria sobre o conteúdo e, não, a forma.)
Sobre a FIFA, Aldo parecia incomodado, na época, com as exigências do Mr. Blatter.
Por que não fazer um jogo da Copa no Morumbi ?
Por que gastar tanto dinheiro ?
Todo domingo tem clássico no Morumbi, ninguém morre e todo mundo volta pra casa, depois.
Por que não fazer como a Alemanha e dizer à FIFA que …
Pano rápido. (Paulo Henrique Amorim).
Lula aos 66: bolo, ataque à mídia e pizza, muita pizza
Lula fez anversário de 66 anos. À tarde, soprou as velas de um bolo providenciado pelos funcionários do seu instituto.
À noite, o ex-operário recebeu os amigos na cobertura de São Bernardo para uma rodada de pizza. Gripada, Dilma não foi.
No mundo virtual, o aniversário de Lula foi guindado ao topo da lista de temas mais comentados no twitter brasileiro.
Em agredecimento, o ex-soberano levou à web um vídeo. Repisou na peça o velho lero-lero: o Brasil avançou, ainda há muito por fazer, blá, blá e blá.
Deu um jeito de enfiar no meio do palanfrório oco uma estocada na imprensa que imprensa:
“Acho que, se vocês continuarem tuitando cada vez mais, vocês vão consolidar mais a democracia, vão democratizar mais os meios de comunicação…”
“…E a gente vai poder ter informações em tempo real, sem que as pessoas mudem aquilo que a gente quer falar, sem que as pessoas tentem fazer a cabeça dos outros.”
Na semana passada, Lula tentatava fazer a cabeça do PCdoB e de Orlando Silva: “resistam”, aconselhou.
A intromissão custou a Dilma um certo desperdício de tempo. Demorou cinco dias para virar a página de Orlando Silva para Aldo Rebelo.
Se a pupila fizesse a cabeça por Lula, talvez estivesse até agora acarinhando a crise. Sob Lula, hoje como ontem, tudo termina do mesmo jeito.
Clube apresenta patrocínio master
Diário do Nordeste
Sexta-feira - 28 de outubro de 2011
Clube apresenta patrocínio master
Para quem está sem jogar e se encontrava com poucas perspectivas de conseguir de imediato um parceiro comercial, o Fortaleza até que marcou um golaço ao apresentar, ontem à tarde, o seu patrocinador master para o ano de 2012.
Trata-se de Distribuidora Helga Cosméticos, uma empresa cearense com 18 anos de fundação, mas que alcançou um grande crescimento nos últimos cinco anos, passando a ser a terceira distribuidora do Estado, segundo palavras do seu representante, Carlos Gama.
COMENTÁRIO MEU:
Por isso é que o Leão é conhecido como um time MACHO!!!!!
Wikileaks cita três vezes jornalista da Globo como informante dos EUA
O jornalista William Waack, apresentador da TV Globo, é apontado como informante do governo americano. Documentos sigilosos trazidos a público pelo site Wikileaks citam três vezes o jornalista como informante da Casa Branca.
De acordo com informações do Jornal do Brasil, os documentos foram divulgados a menos de dois meses. A história foi confirmada pela jornalista Natalia Viana, responsável pelo Wikileaks no Brasil.
Ainda segundo a matéria do Jornal do Brasil, em um dos arquivos a Embaixada Americana classificou a visita de porta-aviões dos Estados Unidos, em maio de 2008, como positiva. O texto americano cita Waack diretamente por ter ajudado a mostrar o lado positivo das relações do Brasil com os Estados Unidos em reportagens para o jornal "O Globo".
Outro documento de fevereiro de 2010 - considerado ‘confidencial’ - mostra que o jornalista informou aos americanos suas impressões sobre os possíveis candidatos à presidência, durante um fórum econômico em São Paulo: Ciro Gomes era o mais preparado, Serra era "claramente competente" e Dilma era... incoerente.
Waack também manteve contatos com funcionários americanos em agosto de 2009. Ele apontou que Serra e Aécio Neves já haviam selado a paz para uma candidatura a presidente e vice, respectivamente, no ano seguinte. Porém a informação era falsa, já que Aécio acabou tentando o Senado por Minas Gerais.(O Povo).
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Servidor de Prefeitura cearense recebe R$ 36,00
“O Ministério Público do Estado do Ceará contestou nesta quinta-feira, 26, os salários irregulares de servidores do município de Deputado Irapuan Pinheiro, a 319, 1 km de Fortaleza. O MPE afirma ter verificado que um determinado servidor público contratado recebe a quantia de R$ 36,00. No decorrer da investigação, foi constatado ainda que outros 16 servidores públicos também recebem seus vencimentos com valor inferior ao salário mínimo.
O Ministério Público pede que sejam pagos, imediatamente, salários em patamar estabelecido pela Constituição Federal. Em caso de descumprimento da ordem judicial, o pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00, sobre o patrimônio do prefeito daquela cidade.
O Promotor de Justiça da comarca de Dep. Irapuan Pinheiro, Déric Funck Leite, disse que está diante de nítida violação da dignidade da pessoa humana, sendo deturpado um direito social indisponível do trabalhador.
Ele havia instaurado procedimento administrativo, com o intuito de apurar desrespeito às cláusulas constitucionais no tocante à contratação de servidores temporários, necessidade de realização de concurso público e remuneração não inferior ao salário mínimo.”(Eliomar).
Arquitetura: Harlech
Obra-Prima do Dia (Semana dos Castelos Normandos)
Os normandos sabiam que eram minoria e que estariam em desvantagem se a população anglo-saxônica, mais os senhores galeses, decidissem se rebelar contra eles, por isso ergueram castelos por toda a parte.
Eram grandes construtores e os territórios conquistados, de Essex ao noroeste do País de Gales, assistiram a um inacreditável programa de engenharia militar.
Procuravam locais que oferecessem obstáculos naturais para os inimigos, tais como uma colina inclinada ou uma extensão de água. Também era importante ter uma boa visão dos campos ao redor de suas fortificações.
Com Eduardo I tem início a época de ouro dos castelos normandos. Rei de 1272 a 1307, Eduardo I contou com um arquiteto de gênio, James of St. George, responsável pela maioria dos castelos construídos em seu reinado.
Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa(Noblat).As manchetes desta quarta no Brasil.
Globo: Na marca do pênalti - STF abre inquérito e ministro perde apoio até de aliados- Folha: Senado aprova fim do sigilo eterno de dados
- Estadão: STF abre investigação sobre Orlando
- Correio: STF deixa ministro por um fio
- Valor: Volkswagen vai abrir fábrica de US$ 2 bi em PE
- Estado de Minas: O sonho desmoronou
- Jornal do Commercio: FPF barra Torcida Jovem
- Zero Hora: Decisão inédita do STJ reconhece casamento civil entre gaúchas(Josias)
A última bomba atômica da Guerra Fria
A última bomba B-53 será desmontada na usina Pantex
Os Estados Unidos desmontaram nesta terça-feira a mais antiga bomba nuclear do seu arsenal da Guerra Fria -- e uma das mais poderosas já produzidas --, como parte da política de segurança nuclear do governo de Barack Obama.
A bomba tem o tamanho de uma van e pesa cerca de 4.500 quilos. O desmanche ocorreu num armazém nuclear nos arredores de Amarillo, no Texas.
"Esta era uma das maiores bombas no arsenal norte-americano", afirmou Joshua McConaha, diretor de Assuntos Públicos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, ligada ao Departamento de Energia.
Segundo ele, a potência exata da bomba -- chamada B53 -- é secreta, mas se acredita que ela seja centenas de vezes mais destrutiva do que a bomba atômica que devastou Hiroshima em 1945.
Fabricada em 1962, no auge da Guerra Fria, a bomba poderia ser lançada por aviões do tipo B-52 Stratofortress. McConaha disse que ela continha cerca de 140 quilos de um poderoso explosivo em torno de um núcleo de urânio.
"O mundo está um lugar mais seguro com esse desmantelamento", afirmou Thomas D'Agostino, subsecretário de Energia e chefe da Administração Nacional de Segurança Nuclear.
"A B53 foi uma arma desenvolvida em outra época, para um mundo diferente. Hoje, estamos avançando além do complexo de armas nucleares da Guerra Fria que construiu esse tipo de arma", afirmou.
O processo de eliminação das armas nucleares de grande porte, conhecidas como "os últimos cachorrões", começou há 14 anos por iniciativa do então presidente Bill Clinton, segundo McConaha.
Muitas B53 já foram aposentadas antes, mas um "número significativo" continuava no arsenal dos EUA, afirmou o funcionário.
A operação ficou complicada por causa do enorme tamanho e poder explosivo da bomba, e também pelo fato de ela usar tecnologias antigas, desenvolvidas por engenheiros que já morreram.
McConaha explicou que os explosivos são cuidadosamente separados do material nuclear. Uma parte do material é reaproveitada, mas a maioria será descartada.
Não se sabe quantas bombas B53 existiam e quantas foram desmontadas, mas McConaha confirmou nesta terça-feira que se tratava da última.
Por Webster Franklin
Do Reuters
Cid Gomes e o novo PSDB
Entrevistado de ontem do programa Debates do Povo, transmitido pela rádio O POVO/CBN, o governador Cid Gomes (PSB) conversou com a coluna sobre a mais nova propaganda do PSDB na mídia, que chega a afirmar que o governador “ao mesmo tempo em que protege aliados envolvidos em escândalos, agride os professores”, referindo-se aos útimos conflitos entre o batalhão de choque da Polícia Militar e docentes em greve.
Na avaliação de Cid, a sigla tucana está ferindo a legislação eleitoral. Isso porque o tempo no rádio e na TV destinado a partidos políticos, fora do período de campanha, deveria ser usado apenas para divulgar ações e pensamentos da legenda, e não proferir ataques. Por isso, Cid espera que o Ministério Público tome uma iniciativa e “cumpra suas funções” em relação ao caso. Da parte do PSB, segundo ele, não haverá nenhum tipo de questionamento na Justiça.(Ítalo Coriolano).
Em defesa de companheiro, Lula Morais rasga exemplar da “Veja”
“O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) rasgou um exemplar da revista Veja, ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa do Ceará, em protesto contra as denúncias de corrupção que atingem o ministro do Esporte, Orlando Silva.
Enquanto rasgava a revista, na tribuna da Assembleia, o deputado fazia depoimento indignado em defesa do ministro e em repúdio à publicação.
Segundo ele, o policial militar João Dias Farias não possui provas contra o ministro. Com base nisso, Lula criticou a revista por ter dado espaço às acusações de “um bandido sem provas” contra um “ministro”.
O parlamentar destacou, ainda, que o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, existe em todas as prefeituras brasileiras, sendo que o PCdoB não é o partido que comanda a maioria dos convênios.”
Em balanço, ele disse que o PT, por exemplo, comada 38 convênios e o PMDB, 32, sendo o PCdoB o responsável por apenas 15 convênios. Lula destacou ainda que o Ministério trabalha para extinguir os contratos com ONGs em 2012. Heitor Férrer (PDT), Antônio Carlos (PT) e Augustinho Moreira (PV) apoiaram a fala de Lula.”
(O POVO)
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
"Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens, mesmo dos que tiram a própria vida."
Blaise Pascal.
Líbia: governo provisório vai
investigar morte de Kadafi
O Conselho Nacional de Transição da Líbia informou nesta segunda (24), que vai criar uma comissão especial de inquérito a fim de investigar as circunstâncias da morte de Muammar Kadafi, ex-ditador líbio. Ele morreu no último dia 20, e existem suspeitas de que foi capturado vivo e, em seguida, assassinado com tiros na cabeça e no abdome. Segundo o presidente do conselho, Mustafa Abdul Jalil, a comissão servirá "para responder aos apelos internacionais", já que o governo provisório informou que não vai aceitar uma comissão internacional apurando as suspeitas. O filho de Kadafi, Saif Al Islam, enviou mensagem avisando que está vivo e que vai vingar a morte do pai. "A resistência continua. Estou na Líbia, estou livre e vou lutar até o fim para vingar a morte de meu pai", disse em mensagem na TV Arrai, da Síria. Informações da Agência Brasil.(CH).
Arquitetura: Windsor - por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -
A história da arquitetura dos castelos medievais começa com os normandos. Muitos cavaleiros europeus foram para a Terra Santa por ocasião das Cruzadas e voltavam impressionados com as poderosas fortalezas do Império Bizantino. Essas edificações influenciaram a engenharia e deram origem à construção dos castelos medievais em muitas partes da Europa.
Pode ser visitado e há muito o que ver, destacando-se a magnífica coleção de obras-primas da Família Real, a Igreja de São Jorge, e os jardins do castelo que impressionam pelo tamanho e pela natureza exuberante, como podemos ver pela foto acima, que mostra o chamado Longo Caminho, com o castelo ao fundo.
A construção foi iniciada por Guilherme, o Conquistador, em 1066, logo após vencer a batalha de Hastings e tomar a Inglaterra de Harald, o rei anglo-saxão. Não esperaram muito e sua estrutura em madeira começou a ser substituída por pedras.
Em 1350, Eduardo III iniciou a grande reforma, demolindo a velha fortaleza, deixando intocada apenas a torre Curfew, em forma de D, que comanda um dos ângulos da muralha externa e que é datada de 1220. O castelo começou a tomar a forma pela qual é conhecido.
Ao longo dos séculos recebeu vários acréscimos, sofreu muitas reformas, externas e internas, o que não é de admirar já que serviu de guarnição militar, prisão, fortaleza, lar, e sede oficial do governo em determinados momentos da História da Grã-Bretanha.(Noblat).
Windsor, Inglaterra.
Filha de Prestes diz que PCdoB trai a classe operária
“Rio, 21 de outubro de 2011.
Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Dirijo-me à direção do PCdoB para externar minha estranheza e minha indignação com a utilização indébita da imagem dos meus pais, Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, em Programa Eleitoral desse partido, transmitido pela TV na noite de ontem, dia 20 de outubro de 2011.
Não posso aceitar que se pretenda comprometer a trajetória revolucionária dos meus pais com a política atual do PCdoB, que, certamente, seria energicamente por eles repudiada. Cabe lembrar que, após a anistia de 1979 e o regresso de Luís Carlos Prestes ao Brasil, durante os últimos dez anos de sua vida, ele denunciou repetidamente o oportunismo tanto do PCdoB quanto do PCB, caracterizando a política adotada por esses partidos como reformista e de traição da classe operária. Bastando consultar a imprensa dos anos 1980 para comprovar esta afirmação.
Por respeito à memória de Prestes e de Olga, o PCdoB deveria deixar de utilizar-se do inegável prestígio desses dois revolucionários comunistas junto a amplos setores do nosso povo, numa tentativa deplorável de impedir o desgaste, junto a opinião pública, de dirigentes desse partido acusados de possível envolvimento em atos de corrupção.(O Globo).
Atenciosamente,
Anita Leocádia Prestes”
domingo, 23 de outubro de 2011
Em (discreta) campanha
Quem, nas últimas semanas, se encontra com Eduardo Campos sai convencido de que ele é candidatíssimo à Presidência em 2014. Nessas conversas, o governador traça cenários em que uma candidatura como a sua poderia ser competi-tiva, desenha estratégias e afaga interlocutores. Campos acredita que, após doze anos de governo petista, o eleitor buscará mudanças, mas não na oposição, que, ele avalia, não tem discurso.
COMENTÁRIO MEU:
Só PSB? Claro!!
Sem Kadafi, líbios abrem debate sobre futuro
Deborah Berlinck, O Globo
Com o ditador Muamar Kadafi morto, os líbios começam a acordar do pesadelo de oito meses de guerra e 42 anos de ditadura para pensar em algo que também vai mexer com suas vidas: que tipo de Líbia vão querer ver emergir das cinzas do ditador? Uma Arábia Saudita, onde uma família, petróleo e religião ditam as regras ? Ou uma Turquia, onde uma maioria muçulmana segue as regras de um Estado secular? Rokaya Elbadri, uma ginecologista de Trípoli, 53 anos, sabe que Líbia ela não quer:
- Coloque a religião fora disso! Não transforme religião numa arma. Não, não quero nada como Dubai (nos Emirados Árabes Unidos, ditado pela religião). Quero mais como a Turquia, mais aberto - disse ela, numa entrevista por telefone.
Como mulher e líbia com alta formação acadêmica, Rokaya, mãe de 4 filhos, assiste com temor a pessoas com discurso mais religioso tentando ganhar mais espaço no novo governo de transição do país.
- Com eles no poder, é sempre assim: todas as regras que mudam são contra mulheres. Não proíbem nada para eles mesmos! É sempre: "mulher tem que fazer isso, não pode fazer aquilo". Não quero isso - rechaça ela.
Rokaya quer que a nova Líbia estabeleça uma idade mínima para as meninas se casarem (hoje, muitas casam aos 16 anos) como forma de assegurar que elas tenham "as mesmas oportunidades que os homens" e consigam terminar os estudos e garantir uma carreira:
- Eu espero que sejamos uma democracia. Mas, você sabe, democracia não se compra. Isso vai levar muito tempo porque as pessoas não estão acostumadas.
Crise obriga direção do PSB a adiar congresso
Em mais um capítulo da crise instalada no PSB de Fortaleza, o presidente municipal da legenda, Karlo Kardozo, solicitou à direção nacional do PSB a prorrogação do prazo para realização do congresso municipal do partido para a próxima segunda-feira (24). Os congressos municipais, no entanto, deveriam ter sido realizados até o dia 30 de setembro.
De acordo com Kardozo, que assumiu o cargo no dia 19 de setembro, substituindo Sérgio Novais, o Congresso Municipal não foi realizado no prazo previsto em função da “dificuldade financeira” e do “momento turbulento” vivido pelo diretório municipal do PSB. “O ex-presidente (Sérgio Novais), depois de ser destituído, fez um saque de R$ 140 mil (dos cofres do partido). Em função disso o partido ficou impossibilitado de fazer a convenção. (…) Então comunicamos à direção nacional da impossibilidade (de cumprir o prazo)”.
Mas para Sérgio Novais o motivo é outro. Ele acredita que o atual diretório municipal teme não ter o apoio dos filiados. “Eles não têm base, não têm representatividade e por isso adiam (o congresso), o que constata a incompetência deles. (…) No dia 28 de setembro eles lançaram uma nota alegando falta de recursos para realizar o congresso e adiaram para 22 de outubro. Agora adiaram mais uma vez”. O Congresso Municipal tem como finalidade discutir propostas para as cidades e eleger os delegados que participarão dos congressos estaduais, que serão realizados no próximo dia 30.
Novais, destituído da presidência do PSB local após uma tumultuada reunião da executiva municipal em setembro, atribui os sucessivos adiamentos à “falta de articulação política do comando do partido, que não consegue fazer o congresso”.
(O POVO)
Cid diz que qualificação faz com que “ele perca o sono”
Cid até reza, mas não dorme
Cid Gomes disse que anda perdendo o sono. A insônia do governador, segundo o próprio, é causada pela preocupação com a capacitação no Estado. “Estamos há décadas fazendo esforço para trazer ao Ceará investimentos como a refinaria, a siderurgia, a Transnordestina, a transposição do São Francisco que mudarão a realidade da nossa economia, precisamos capacitar nossos jovens para não precisarmos trazer também os profissionais de fora”, declarou.
A fala do governador ocorreu diante do Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, que esteve no Ceará para o anúncio das novas turmas da 3º edição do ProJovem Trabalhador/Juventude Cidadã.
O programa atenderá jovens com idades entre 18 e 29 anos, em 132 municípios cearenses. Nesta terceira edição, o programa vai capacitar 8.500 jovens.
“O Ceará conseguiu ter um dos melhores resultados no ProJovem. Aqui tem um povo trabalhador, honesto, esperando oportunidade” afirmou Lupi. Ele lembrou que, nos últimos cinco anos foram mais de 80 mil pessoas qualificadas no Estado.
O governador falou ainda sobre a oferta de vagas para qualificação técnica e cursos de nível superior e, com Lupi fez a inauguração do Centro de Políticas Públicas de Juventude da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) que fica localizado na rua José Vilar 420, em frente ao Palácio da Abolição.
(O POVO)
Renato Roseno já admite candidatura a prefeito
Agora é pra valer.
O advogado Renato Roseno admite disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2012. Ele diz que se houver convocação do partido estará disposto a encarar as urnas.
Segundo Roseno, que já postulou para o Governo e Prefeitura, o eleitorado fortalezense sente a falta de um projeto novo. Ele assegura ser a “opção verdadeiramente de esquerda” no elenco de tantos “prefeituráveis” que povoam o cenário da sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT).
Há expectativas de que a pré-candidatura de Roseno ao Paço seja a principal decisão a sair do III Congresso Estadual do PSOL, que começa hoje e vai até amanhã, na sede da legenda(Eliomar).
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Do Blog de Mauro Santayana
O BNDES abre a bolsa para os espanhóis da vivo. E se fosse a Telebras?
O BNDES aprovou um empréstimo de 3 bilhões de reais à VIVO, para expansão da rede e telefonia 3G. O dinheiro seria para reduzir a dependência de terceiros com relação a backbone, um novo centro de dados, e à ampliação da rede de 2G e 3G, para cobrir 85% do território nacional até 2013.
STF assume o Ministério da Fazenda
e suspende IPI
Como disse o Advogado Geral da União, o IPI sobre os carros de luxo nada mais foi do que a regulamentação de uma providência interna da Fazenda, uma medida de emergência, diante do peso do carro importado sobre a balança comercial e o emprego do trabalhador brasileiro. Mas, o STF é previsível.
O rico sempre pode contar com ele.
Falou de imposto, o rico se estrebucha – e o STF comparece.
Não precisa denunciar o Brasil à OMC, como fez a Urubóloga.
O Supremo é um dos donos do Brasil – outro é Daniel Dantas, segundo a Carta Capital.
Paulo Henrique Amorim
Educação: avanços e desafios(Zé Dirceu)
Uma das prioridades definidas pela presidenta, Dilma Rousseff, desde a campanha eleitoral, a Educação pública brasileira vive um momento de transição, avançando decisivamente para superar as seguidas décadas de atraso, fruto do descaso das elites dominantes deste país.Nossa meta é conseguir dar um salto de qualidade no setor, aliando os progressos educacionais aos tecnológicos e de inovação, pilares do país desenvolvido e capacitado que buscamos.
No entanto, esse caminho é repleto de obstáculos, de diferentes ordens. Convivemos com uma realidade educacional em que ainda há muito a ser feito tanto no que se refere à qualificação e valorização do corpo docente e dos conteúdos educativos, quanto no campo da universalização do ensino público, especialmente nos ciclos básicos e médios, de responsabilidade de municípios e Estados.
Em suma, o quadro é uma somatória de problemas históricos com dificuldades atuais e desafios futuros.
No que concerne ao ensino superior, crucial para atender à demanda crescente no país por mão-de-obra qualificada, o governo federal coleciona avanços. Evidente que estou falando do Enem, ProUni, Pronatec e da construção e melhoria de 14 novas universidades.(Noblat).
Finalmente, a direção nacional do PSB começa a se movimentar em relação à crise do partido no Estado. O 1º secretário nacional, Carlos Siqueira, encaminhou ofício ao governador Cid Gomes, presidente estadual da legenda, para que se posicione acerca do congresso municipal do partido, realizado, em 17 de setembro, pelo grupo do presidente destituído Sérgio Novais. O encontro ocorreu dois dias depois da reunião do diretório que afastou Novais da presidência e não é reconhecido pela nova direção, que tem apoio de Cid. A partir da resposta do governador, que deverá ser contra a validade do congresso, a direção nacional decidirá que providências tomar.(Érico Firmo).
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu."
Albert Einstein nasceu na região alemã de Württemberg, na cidade de Ulm, numa família judaica. Em 1852, o avô materno de Einstein, Julius Koch, estabelece-se como comerciante de cereais em Bad Cannstatt, nos arredores de Estugarda. Os pais de Einstein, Hermann Einstein e Pauline Koch, casaram-se em 8 de agosto de 1876. Hermann, que era comerciante, muda-se de Bad Buchau para a cidade de Ulm, onde passou a viver com a esposa. É em Ulm que nasce Albert Einstein, em 14 de março de 1879.
Ousadia: tráfico
planejava explodir
UPP, no Rio
Revelação do setor de inteligência do Exército casou perplexidade no governo federal, há dias, pela ousadia dos bandidos: a apreensão de meia tonelada de explosivos, numa via de entrada do Rio, foi o que acelerou a ocupação no Complexo do Alemão, destino do material. Era a confirmação de um plano ousado dos bandidos: explodir a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Dona Marta, em Botafogo.(CH)
'O governo não para de me f...'
Veja como neste mundo globalizado até certas frases de protesto são iguais.
Esta foto é de um manifestante português que reproduz um cartaz dos rebeldes do movimento "Ocupem Wall Street", em Nova York, com os dizeres: "Não estou interessado em sexo, mas o governo não para de me foder."
COMENTÁRIO MEU:
E você concorda com a frase? Eu não!!
Ex-senador e ex-vice-presidente da República, Marco Maciel foi visto, nesta semana, no Aeroporto de Brasília. Sua presença até poderia passar despercebida, não fosse o fato de ele mesmo estar carregando as pesadas malas. Perto dele não haviam assessores nem puxa-sacos. Bem diferente dos tempos de glória e prestígio.(Regina Marshall)
COMENTÁRIO MEU:
Tem um ditado que diz: "Quando o político deixa o poder, o capim começa a crescer."(Em frente a sua casa!).
Petróleo: Rio e ES já não contam com o veto de Dilma
Rio e Espírito Santo abriram guerra à União, com a qual contaram como aliada na maior parte das discussões sobre a redivisão dos royalties do petróleo, que se arrastam há dois anos.
Depois de vetar a primeira proposta aprovada pelo Congresso, em respeito aos interesses fluminense e capixaba, o Palácio do Planalto jogou a toalha diante da sanha de gastos imediatos dos estados não produtores e decidiu atuar para salvar o máximo de receita do pré-sal para o Fundo Social sob sua gestão, o que teve como efeito colateral jogar na fogueira os interesses de Rio e Espírito Santo.
Por isso mesmo, as bancadas não contam, hoje, com o veto da presidente Dilma Rousseff a novo texto desfavorável.(O Globo).
COMENTÁRIO MEU:
Quando rola o dinheiro......... a coisa é diferente. Não está sendo disputado um jogo entre o FLAMENGO e BAHIA. Os senadores quase chegaram às tapas. O dinheiro é do povo brasileiro, não somente do Rio e Espirito Santo.
Nas discussões em plenário ontem, a "traição" da União e a falta de questionamento no Senado sobre a posição do Palácio do Planalto foram duramente atacadas pelo senador Magno Malta (PR-ES), que discursou extremamente exaltado:
- Nosso caminho é o Supremo. O que vocês estão fazendo não é honesto. Vou falar isso para a presidente Dilma, a quem acompanhei no segundo turno. Querem tirar do Rio e do ES para resolver o problema do Brasil. Que ganância arretada é esta? A União não pode entrar com nada? Petroleira não pode pagar nada? Ah, vão prejudicar a Petrobras, que vai investir menos? Que brincadeira é esta? É uma estratégia safada!
Fernandinho Beira-Mar oferece refúgio a bandidos do Rio no Paraguai
Traficantes de drogas do Rio que fugiram durante a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, em novembro passado, estariam migrando para a região da fronteira do Brasil com o Paraguai.
Os bandidos buscaram refúgio e proteção na estrutura mantida na região pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que está num presídio federal de segurança máxima.
Uma fazenda de Beira-Mar, na cidade de Capitán Bado, no Paraguai, na fronteira com Mato Grosso do Sul, seria a base de operações dos bandidos.(Noblat).
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
"Do materialismo ao espiritualismo é uma simples questão de esperar esgotarem-se os limites do primeiro".
Raul SeixasFMI: Real pode ser moeda forte.
Agora o FHC corta os pulsos
Para FMI, real tem potencial para se internacionalizar
Por Alex Ribeiro
Valor
WASHINGTON – O real é uma das cinco moedas de países emergentes com potencial para se internacionalizar, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI), em estudo preparado pelo seu corpo técnico e divulgado nesta quarta-feira.
Além do Brasil, os outros países que compõem o grupo dos Brics têm chances de internacionalizar as suas moedas, incluindo China, Rússia, Índia e África do Sul. Mas o real provavelmente será uma moeda regional e um ativo de reserva, a exemplo do dólar australiano. Já o yuan da China pode ter papel global, aponta o FMI.
“No longo prazo, as moedas dos países emergentes mostram potencial para atingir um papel mais amplo no uso internacional, similar ao de economias avançadas”, afirma o estudo do FMI.
Na definição usada pelo FMI, internacionalização de uma moeda significa o seu uso fora das fronteiras do país que a emite, incluindo a compra de bens, serviços e uso como ativos financeiros em transações entre não residentes. Hoje, a principal moeda internacional é o dólar dos Estados Unidos. Também têm papel relevante o euro, o iene do Japão e a libra, além de moedas de outros países desenvolvidos, como da Suíça e Canadá.(PHA).
CHICO NO CEARÁ. Quando será que será?
A PILOTAR o movimento contra prévias no PT Fortaleza com vistas à escolha do nome do partido à sucessão de Luizianne Lins, o titular da Educação na cap, Elmano Freitas, defende que a gestão da blonde concentre suas atenções na conclusão & inauguração das obras e projetos em implantação. (Sônia Pinheiro).
"Fim do mundo" tem nova data: 21 de outubro, diz pregador americano.
O pregador evangélico Harold Camping, conhecido por “prever” o fim do mundo para o dia 21 de maio de 2011, afirmou que cometeu um engano nos primeiros cálculos e que a data correta do “Dia do Julgamento” é nesta sexta-feira, 21 de outubro.A confirmação da previsão, feita no começo deste ano, encontra-se no site do Family Radio, programa de rádio de Harold Camping.
Camping, com 80 anos de idade, possui seguidores que afirmaram terem ficado desapontados pela primeira previsão não ter ocorrido, destacou o portal G1.
De acordo com o site, Camping avaliou que desta vez não é necessário fazer tanta publicidade como em maio. Ele se recupera bem de um acidente vascular cerebral sofrido em junho.(O Povo).
Me dá o pé, loira!
Olha aí o governador Cid Gomes, que também é presidente do PSB do Ceará. Em visita ao Residencial Juraci Magalhães, no bairro Canindezinho, em Fortaleza, ele se confraternizou com moradores em suas novas casas, brincou com a criançada, chupou um dindim e até gracejou com esse periquito.
Mas, dizem alguns, ele queria mesmo era ter, em suas mãos, uma certa loira da política.(Eliomar).
Jogo combinado
Renata Lo Prete, Folha de S. Paulo
O ministro do Esporte foi à Câmara ontem instruído por aliados a fazer agrados sutis à bancada da bola, afinadíssima com Ricardo Teixeira.
Pela primeira vez desde o início da crise, um sinal de alerta se acendeu no Planalto diante dos relatos feitos pelo PM João Dias Ferreira à oposição sobre o conteúdo de suposta gravação que comprometeria Orlando.
Indicativo do grau de suspeição no Planalto de que a CBF esteja por trás da pressão contra Orlando: ontem, informalmente, alguém sugeriu que Dilma escalasse Romário (PSB-RJ) para o ministério. Razão da espuma: o ex-jogador é um dos poucos integrantes da bancada da bola em rota de colisão com Ricardo Teixeira.
Quem chupa dindim unido, jamais será vencido?
Na festa de entrega do Residencial Juraci Magalhães, no bairro Canindezinho, nessa terça-feira, em Fortaleza, o governador Cid Gomes (PSB) não circulou sozinho entre moradores e, claro, entre o eleitorado da loura.
Dois “prefeituráveis” - petistas, por sinal, o acompanharam: o seu secretário das Cidades, Camilo Santana, e o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena.
A sintonia entre eles e o governador parece estar tão firme a ponto deles não ter dispensado nem mesmo o velho e gostoso dindim de dona Mariazinha, morada da área.(Eliomar de Lima).
terça-feira, 18 de outubro de 2011
A bomba atómica é um tigre de papel que os reacionários americanos usam para assustar as pessoas.
Mao Tsé-Tung
Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu idéias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras durante a década de 1970.Mao nasceu numa família de camponeses, mas recebeu uma educação esmerada. Desde jovem, porém, revoltou-se com a situação social opressiva de seu país e foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês. Durante os anos 1920, conjuntamente com o Kuomitang - ou Partido Nacionalista Chinês - organizou sindicatos e entidades de classe operárias e camponesas. Em 1927, ocorreu o rompimento entre os dois partidos e teve início o processo revolucionário chinês.
Cearense de 11 anos posta vídeo na web e vira celebridade
O estudante Dheymerson Lima, 11 anos, não esperava virar uma 'webcelebridade' quando postou um vídeo dublando a música Pintinho Piu, que voltou a ser sucesso nas vozes dos palhaços Patati e Patatá. "Hoje eu saio na rua e as pessoas falam comigo, pedem para fazer foto, dar autógrafo. Eu não esperava", diz Dheymerson.
O vídeo "E o Pintinho Piu Russas", postado no YouTube em 27 de setembro, somava 907.157 acessos no início desta manhã. Dheymerson conta que fez o vídeo para mostrar aos parentes. Uma semana depois a publicação tinha quase meio milhão de acessos. "Foi uma surpresa que eu gostei muito. Fiquei muito feliz", diz o garoto, estudante do sexto ano.(G1-Ce)
(Zé Dirceu).
Copa: secretário afirma que só 30%
dos ingressos serão de brasileiros
A Fifa enviou uma nota aos estados e municípios-sede da Copa do Mundo de 2014 informando que a entidade tem o direito de mudar o nome dos estádios durante o evento. Segundo o secretário estadual de Assuntos Relacionados à Copa, Ney Campello, a exigência visa evitar o uso de marcas comerciais nas arenas. “Agora [se quiser mudar o nome] Fonte Nova, tenha paciência não é? Se existir essa exigência, também serei contrário”, afirmou. Campello nega que a Copa vai gerar um prejuízo de R$ 180 milhões ao liberar meia-entrada para os estudantes, conforme divulgado pela organização. “Não tem essa repercussão financeira porque 70% desta comercialização [de ingressos] acontece fora do país, em pacotes com empresas que têm a chancela da Fifa. O que vai ser vendido no pais já é um percentual que já não é significativo”, explicou. Informações do Bahia Notícias.(Claudio Humberto).
Ciro defende escola de tempo integral e relevância ao ensino da Matemática
O ex-governadore ex-ministro Ciro Gomes (PSB) fez palestra, nesta manhã de terça-feira, no auditório do Sebrae, sobre o tema “As Políticas Públicas e seus Efeitos nas MPE”. A palestra fez parte da programação do seminário “Estratégia e Sustentabilidade”.
Ciro, ao analisar alguns problemas que o Brasil tem na área de inovação, criticou o modelo cearense de ensino que, no geral, reserva apenas quatro horas por dia, para a permanência dos alunos nas escolas. Em suma, é a favor do tempo integral.
“E são quatro pseudo horas porque, a rigor, só se tem mesmo umas duas horas e meio de conteúdo e, o restante, de conversa fiada”. Ele apontou outro problema: a falta de relevância dada à Matemática.
“O ensino da matemática é vital porque ela é a parteira da Engenharia que, por sua vez, é a mãe da tecnologia. Sem matemática, não há como inovar. E o nosso problema é que, mesmo que fosse decidido investir nesse modelo educacional, não poderíamos, porque não temos professores de Matemática suficientes”.
VAMOS NÓS - Por falar Matemática, Ciro Gomes (PSB) ainda não explicou se recebe R$ 22 mil por consultoria para seu partido, como disse Sérgio Novais. Ou seja, ainda deu à opinião pública uma explicação objetiva sobre essa matemática do filiado pago.(Eliomar)
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
A ilusão de uma economia verde
Tudo o que fizermos para proteger o planeta vivo que é a Terra contra fatores que a tiraram de seu equilíbrio e provocaram, em conseqüência, o aquecimento global é válido e deve ser apoiado.
Na verdade, a expressão “aquecimento global” esconde fenômenos como: secas prolongadas que dizimam safras de grãos, grandes inundações e vendavais, falta de água, erosão dos solos, fome, degradação daqueles 15 entre os 24 serviços, elencados pela Avaliação Ecossistêmica da Terra (ONU), responsáveis pela sustentabilidade do planeta(água, energia, solos, sementes, fibras etc).
A questão central nem é salvar a Terra. Ela se salva a si mesma e, se for preciso, nos expulsando de seu seio. Mas como nos salvarmos a nós mesmos e à nossa civilização? Esta é real questão que a maioria dá de ombros.
A produção de baixo de carbono, os produtos orgânicos, energia solar e eólica, a diminuição, o mais possível, de intervenção nos ritmos da natureza, a busca da reposição dos bens utilizados, a reciclagem, tudo que vem sob o nome de economia verde são os processos mais buscados e difundidos. E é recomendável que esse modo de produzir se imponha.
Mesmo assim não devemos nos iludir e perder o sentido crítico. Fala-se de economia verde para evitar a questão da sustentabilidade que se encontra em oposição ao atual modo de produção e consumo. Mas no fundo, trata-se de medidas dentro do mesmo paradigma de dominação da natureza. Não existe o verde e o não verde. Todos os produtos contem nas várias fases de sua produção, elementos tóxicos, danosos à saúde da Terra e da sociedade.
Hoje pelo método da Análise do Ciclo de Vida podemos exibir e monitorar as complexas inter-relações entre as várias etapas, da extração, do transporte, da produção, do uso e do descarte de cada produto e seus impactos ambientais.
Aí fica claro que o pretendido verde não é tão verde assim. O verde representa apenas uma etapa de todo um processo. A produção nunca é de todo ecoamigável.
Tomemos como exemplo o etanol, dado como energia limpa e alternativa à energia fóssil e suja do petróleo. Ele é limpo somente na boca da bomba de abastecimento. Todo o processo de sua produção é altamente poluidor: os agrotóxicos aplicados ao solo, as queimadas, o transporte com grandes caminhões que emitem gases, as emissões das fábricas, os efluentes líquidos e o bagaço.
Os pesticidas eliminam bactérias e expulsam as minhocas que são fundamentais para a regeneração os solos; elas só voltam depois de cinco anos.
Para garantirmos uma produção necessária à vida, e que não estresse e degrade a natureza, precisamos mais do que a busca do verde. A crise é conceptual e não econômica. A relação para com a Terra tem que mudar. Somos parte de Gaia e por nossa atuação cuidadosa a tornamos mais consciente e com mais chance de assegurar sua vitalidade.
Para nos salvar não vejo outro caminho senão aquele apontado pela Carta da Terra: ”o destino comum nos conclama a buscar um novo começo; isto requer uma mudança na mente e no coração; demanda um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal” (final).
Mudança de mente significa um novo conceito de Terra como Gaia. Ela não nos pertence, mas ao conjunto dos ecossistemas que servem à totalidade da vida, regulando sua base biofísica e os climas. Ela criou toda a comunidade de vida e não apenas nós. Nós somos sua porção consciente e responsável.
O trabalho mais pesado é feito pelos nossos parceiros invisíveis, verdadeiro proletariado natural, os microorganismos, as bactérias e fungos que são bilhões em cada colherada de chão. São eles que sustentam efetivamente a vida já há 3,8 bilhões de anos.
Nossa relação para com a Terra deve ser como aquela com nossas mães: de respeito e gratidão. Devemos devolver, agradecidos, o que ela nos dá e manter sua capacidade vital.
Mudança de coração significa que além da razão instrumental com a qual organizamos a produção, precisamos da razão cordial e sensível que se expressa pelo amor à Terra e pelo respeito a cada ser da criação porque é nosso companheiro na comunidade de vida e pelo sentimento de reciprocidade, de interdependência e de cuidado, pois essa é nossa missão.
Sem essa conversão não sairemos da miopia de uma economia verde. Só novas mentes e novos corações gestarão outro futuro.(Noblat).
Leonardo Boff é teólogo e filósofo