Banco Palmas é destaque no jornal norte-americano The Wall Street Journal
: Luciano AugustoA idéia do ex-seminarista Joaquim Melo, idealizador do Banco Palmas no Conjunto Palmeiras em Fortaleza, é destaque na edição desta terça-feira (20) do jornal norte-americano The Wall Street Journal.
A publicação exalta o pioneirismo na criação da moeda local "palma" entre os moradores do bairro, e a expansão do projeto para outras regiões brasileiros.
Leia abaixo o texto em portugues da matéria publicada no The Wall Street Jornal.
Em 1998, quando o Banco Palmas estava nascendo, policiais com metralhadoras invadiram seu pequeno escritório, com base em uma denúncia do Banco Central. As notas de palmas ainda não haviam sido impressas, mas a polícia apreendeu um livro de registros escrito à mão e R$ 100.
Melo convenceu o governo de que o dinheiro não representava uma ameaça ao real. Como a palma estava atrelada à moeda soberana, argumentou, era tão legítima como qualquer cupom ou dinheiro de curso legal.
O projeto atraiu o interesse de outras comunidades pobres. Em 2005, o governo federal aderiu à causa, convocando Melo para ajudar no lançamento de bancos comunitários em todo o Brasil.(Ceará Agora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário