sexta-feira, 6 de setembro de 2013

COLUNA

É...

neno@diariodonordeste.com.br
06.09.2013

Tema pediu sequência

Na edição de ontem, falei sobre inescrupulosos donos de bares, barracas de praia e restaurantes que retêm parte ou todo o valor arrecadado com o acréscimo de 10% nas contas, dinheiro supostamente destinado aos garçons, ajudantes e pessoal da cozinha. Fique claro que não são todos os comerciantes que agem dessa forma condenável. Muitos profissionais se queixam, todavia pedindo segredo, temendo represálias que decerto viriam. Consciência, também, não se compra na bodega nem é para qualquer um.

Muito justo
Existem estabelecimentos que adotam a política de dividir o valor integral da comissão recebida com todos os funcionários, incluindo os da cozinha, que não aparecem, porém são de grande valia, até fundamental, eu diria.

Pois é...
A iniciativa dos proprietários que adotam tal política é das mais corretas, bem diferente de tantos que revertem em proveito próprio o dinheiro a mais desembolsado pelos clientes, na boa-fé, achando que o bem será repassado.

Ainda vai?
Diz a rua que um falante e enfadonhamente prolixo deputado estadual cearense indagou ao estagiário do gabinete o seguinte: "Diga-me, menino, o que você prefere ser: um burro grande ou um burro pequeno"? E o jovem respondeu: "Eu quero ser do tamanho do senhor, deputado"!

No alvo
Segundo o psicólogo grego Jode N. Simera, o caminho mais curto a ser percorrido pelos que querem ser cada vez mais chatos é o da polêmica pela polêmica. Ele se refere ao que se esforça para contradizer, mesmo não dispondo de base nem de argumentos.

É o novo!
Para seu Francinildo, bons tempos aqueles em que Glostora era a brilhantina, farmácia a Pasteur, cinema era o Majestic, bicicleta de respeito era a Bristol, picolé, o da Gelatti e lanchonete só a do Koury, que ficava em frente ao Cine Diogo.

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados"

Mahatma Gandhi
Líder indiano

Sobremesa
Como perceber que já está ficando acima do peso? Começa quando aqueles que você tinha como gordos passam a parecer mais magros. Você quer entrar em um elevador que leva apenas três pessoas e as três gritam ao mesmo tempo: "Lotado"! E, principalmente, quando ao entrar no avião, os outros passageiros se benzem.

Você percebe também que aumentou de peso quando o táxi passa vazio e o motorista finge que não o vê. As roupas, estranhamente, começam a encolher no armário. E quando no restaurante o garçom logo mostra o cardápio de doces.

"Não é preciso ter ciência do perigo para ter medo. Aliás, são os perigos desconhecidos que inspiram maiores receios". (Alexandre Dumas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário