sábado, 26 de abril de 2014

COISAS DE FILÓSOFOS...



O PECADO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
   santo Agostinho

CAPÍTULO VII

Os pecados da primeira infância
 Escuta-me, ó meu Deus! Ai dos pecados dos homens! E quem isto te diz é um homem, e
tu te compadeces dele porque o criaste, e não foste autor do pecado que nele existe.
 Quem me poderá lembrar o pecado da infância, já que ninguém está diante de ti limpo de
pecado, nem mesmo a criança cuja vida conta um só dia sobre a terra? Quem mo recordará?
Acaso alguma criança pequena de hoje, em quem vejo a imagem do que não recordo de mim? E
em que eu poderia pecar nesse tempo? Acaso por desejar o peito da nutriz, chorando? Se agora
eu suspirasse com a mesma avidez, não pelo seio materno, mas pelo alimento próprio da minha
idade, seria justamente escarnecido e censurado. Logo, era então digno de repreensão o meu
proceder; mas como não podia entender a censura, nem o costume nem a razão permitiam que
eu fosse repreendido. Prova está que, ao crescermos, extirpamos e afastamos de nós essa
sofreguidão; e jamais vi homem sensato que, para limpar uma coisa viciosa, prive-a do que tem
de bom.
 Acaso, mesmo para aquela idade, era bom pedir chorando o que não se me podia dar sem
dano, indignar-me acremente com as pessoas livres que não se submetiam, assim como as
pessoas respeitáveis, e até com meus próprios pais, e com muitos outros que, mais sensatos, não
davam atenção aos sinais de meus caprichos, enquanto eu me esforçava por agredi-los com
meus golpes, quanto podia, por não obedecerem às minhas ordens, que me teriam sido danosas?
Daqui se segue que o que é inocente nas crianças é a debilidade dos membros infantis, e não a
alma.
 Certa vez, vi e observei um menino invejoso. Ainda não falava, e já olhava pálido e com
rosto amargurado para o irmãozinho colaço. Quem não terá testemunhado isso? Dizem que as
mães e as amas tentam esconjurar este defeito com não sei que práticas. Mas se poderá
considerar inocência o não suportar que se partilhe a fonte do leite, que mana copiosa e
abundante, com quem está tão necessitado do mesmo socorro, e que sustenta a vida apenas com
esse alimento? Mas costuma-se tolerar indulgentemente essas faltas, não porque sejam
insignificantes, mas porque espera-se que desapareçam com os anos. Por isso, sendo tais coisas
perdoáveis em um menino, quando se acham em um adulto, mal as podemos suportar.
 Assim, pois, meu Senhor e meu Deus, tu que me deste a vida e corpo, o qual dotaste,
como vemos, de sentidos e proviste de membros, adornando-o de beleza e de instintos naturais,
com os quais pudesse defender sua integridade e conservação, tu me mandas que te louve por
esses dons e te confesse e cante teu nome altíssimo. Serias Deus onipotente e bom ainda que só
tivesses criado apenas estas coisas, que nenhum outro pode fazer senão tu, ó Unidade, origem
de todas as variedades, ó Beleza, que dás forma a todas as coisas, e com tua lei as ordenas!
 Tenho vergonha, Senhor, de ter de somar à vida terrena que vivo aquela idade que não
recordo ter vivido, na qual acredito pelo testemunho de outros, por vê-lo assim em outras crianças,
embora essa conjectura mereça toda a fé. As trevas em que está envolto meu esquecimento a
seu respeito assemelham-se à vida que vivi no ventre de minha mãe.
 Assim, se fui concebido em iniqüidade, e se em pecado me alimentou minha mãe, onde,
suplico-te, meu Deus, onde, Senhor, eu, teu servo, onde e quando fui inocente? Mas eis que
silencio sobre esse tempo. Para que ocupar-se dele, se dele já não conservo nenhuma
lembrança?


Nenhum comentário:

Postar um comentário