quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Máfia do lixo" gera inquérito contra relator da reforma da Previdência

Deputado Arthur Maia (PPS-BA) é acusado de receber mensalinho com dinheiro desviado da cidade de Bom Jesus da Lapa, onde já foi prefeito.
publicado 
Relator da reforma da Previdência na Câmara, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) é suspeito de receber um mensalinho de R$ 125 mil proveniente de esquema que envolve uma empresa de coleta de lixo e a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, cidade do interior da Bahia onde o parlamentar já foi prefeito.
Para apurar o caso, a Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de um inquérito junto ao Supremo Tribunal Federal.
O inquérito foi aberto no final do ano passado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que deu 60 dias para a Polícia Federal cumprir diligências, como a coleta de documentos e realização de oitivas dos envolvidos.
O deputado Arthur Maia.
Câmara
O deputado Arthur Maia.
A denúncia do suposto esquema da “máfia do lixo” partiu de um servidor do Estado da Bahia e líder do PTC em Bom Jesus da Lapa, Edimar Matheus de Oliveira. Ao Ministério Público, ele disse que não havia controle efetivo dos serviços prestados pela empresa de coleta contratada pela prefeitura e que muitas das ações previstas em contrato não foram efetivadas.
Devido a isso, sustentou, há indícios de superfaturamento e desvio de recursos públicos.
O nome de Arthur Maia apareceu em meio às investigações em reportagens de jornais locais e em depoimentos de testemunhas que foram chamadas na fase inicial de apuração pelo Ministério Público.
Reprodução
O município, a cerca de 760 km de Salvador, já teve, além do deputado, seu irmão Rodrigo Maia como prefeito da cidade. Hoje ela está sob o comando do aliado Eures Ribeiro Pereira (PSD), também investigado pelo Ministério Público. O esquema, segundo os acusadores, teria passado de uma gestão para outra.
Reprodução
Devido às citações ao deputado federal, o material foi encaminhado no ano passado à Procuradoria-Geral da República, pois Maia possui foro privilegiado.
Na denúncia feita pelo servidor, ainda é dito que um dos sócios da empresa que faz a coleta de lixo da cidade, Túlio Vilasboas Reis, seria parente do relator da reforma da Previdência e atuaria como seu laranja – duas imputações negadas pelo empresário.
Nos procedimentos iniciais o Ministério Público também solicitou informações sobre o caso ao prefeito Eures Pereira, que negou qualquer tipo de irregularidade.
Reprodução
BuzzFeed News tentou entrar em contato com o deputado Arthur Maia. Ninguém atendeu aos telefonemas em seu gabinete e o deputados não respondeu a ligações nem a mensagens no celular.
Tão logo o parlamentar responda aos questionamentos, este texto será atualizado.
Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília
Got a confidential tip? Submit it here.

Nenhum comentário:

Postar um comentário