segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

COISAS DE FILÓSOFOS.

“O que me preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons”
Martin Luther King
".


Martin Luther King era um pastor norte-americano e em 1964 recebeu o prêmio Nobel. Foi um dos maiores líderes contra a opressão racial.

Seu discurso mais famoso chama-se “Eu tenho um sonho” (“I have a dream”) pronunciado em 1963 no Lincoln Memorial em Washington.

Seus ideais de justiça, não-violência e amor ao próximo eram inspirados em outro grande mestre: Gandhi.

Em 1955, coordenou um boicote aos ônibus da cidade de Montgomery. Os líderes negros da cidade decidiram boicotar o transporte após a prisão de uma mulher negra (Rosa Parks) que se recusou a ceder o lugar para uma passageira branca. Por causa do protesto, King foi preso e recebeu ameaças de morte.

Após tantos protestos, a Suprema Corte decidiu tornar ilegal o transporte público separatista, esta decisão deu vitória ao protesto e King foi considerado um líder respeitado, por causa disto tornou-se presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul (organizado pelos padres negros sulistas).

King não foi somente um defensor dos direitos dos negros, ele também defendia as mulheres.

Porém, em 1965, King começou a criticar a participação dos EUA na Guerra do Vietnã e sua influência perante os negros começava a incomodar várias pessoas. Foi então que no dia 4 de abril de 1968 ele foi assassinado.

Mas até hoje ele é lembrado, discutido e estudado nas escolas. Nos EUA existe um feriado para relembrar seus feitos suas lutas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário