terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COISAS DE FILÓSOFOS.



Karol Wojtyla: o primeiro papa polonês
Reuters
Viajarei por onde me chamarem as exigências da fé, prometeu
"Viajarei por onde me chamarem as exigências da fé", prometeu
Click here to find out more!


Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, na pequena cidade polonesa de Vadovice, a cerca de 50 quilômetros de Cracóvia. Era o segundo filho de Karol Wojtyla e Emilia Kaczorowska e veio ao mundo durante a guerra da Polônia com a União Soviética.

» A trajetória até o papado
» Atentado em 1981 abalou saúde de João Paulo II
» Veja imagens marcantes do Papa

Sua mãe tinha a saúde debilitada e morreu quando Karol tinha apenas 9 anos. A partir de então, ele foi criado apenas pelo pai militar e pelo irmão mais velho, Edmund. Este último se formou em medicina, mas também morreu prematuramente, em 1932, vítima de uma epidemia. Nove anos mais tarde, em 1941, Karol ficou só, aos 21 anos, com a morte de seu pai em

um dos mais rigorosos invernos da Polônia.

Nesta época, Karol Wojtyla, que adorava poemas, escreveu um lembrando a dor e Deus:

Sei que sou pequeno/ Mas há outros ainda menores que eu/ Ele me escolheu, Ele me lança nas cinzas/ Ele pode fazer isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário