quinta-feira, 10 de julho de 2014

Enviado por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - 
10.7.2014
| 12h00m
OBRA-PRIMA DO DIA (FILOLOGIA/ARQUITETURA)

Biblos: a cidade habitada mais antiga do mundo

Biblos, cujo nome hoje é Djebail, fica na região onde surgiram a primeiras grandes civilizações, no chamado Crescente Fértil: o Líbano no extremo leste do mar Mediterrâneo, limitado ao norte e a leste pela Síria e ao sul por Israel. Com a Síria é uma das pátrias históricas dos fenícios, negociantes semitas da Antiguidade, cuja cultura marítima floresceu na região durante mais de 2000 anos.
Foram os fenícios que criaram o primeiro alfabeto, do qual saíram todos os demais, tanto semíticos quanto indo-europeus.
O alfabeto fenício foi inspirado nos hieróglifos egípcios, naquela linguagem de símbolos, onde duas figuras criavam um significado. Os fenícios tiveram a genialidade de pegar 22 símbolos diferentes e retirar-lhes alguns traços e estava criado o alfabeto. Se você acha genialidade um exagero, lembre-se que os alfabetos hebraico, grego, árabe e latino, que é o mais usado, têm como base o alfabeto fenício.
Foi Filon, o filósofo e historiador grego que ao se referir a Biblos no século II depois de Cristo, disse que aquela era a cidade mais antiga do mundo.
Pois esse título ainda é seu já que ela é habitada há cerca de 8 mil anos e lá podem ser vistos vestígios dos períodos neolítico, cananeu, fenício, egípcio, mesopotâmico, greco-romano, bizantino, omíada, franco, otomano e do mandato francês após a partilha do Império Otomano em seguida ao fim da Primeira Guerra Mundial.-

           O porto guardado por um pequeno forte do século III a. C.

Foram os fenícios que fundaram Cartago, a maior rival de Roma na Antiguidade. Alexandre Magno em 332 a.C., conquistou a região e integrou Biblos à civilização helenística.

O Templo dos Obeliscosdedicado à divindade masculina

A cidade passou, pois, por todos os estágios da evolução da civilização até nossos dias. E por tudo isso e por sua localização privilegiada às margens do Mediterrâneo, continua atraindo historiadores, arqueólogos, pesquisadores e turistas.

Ruínas do anfiteatro Romano

Localizada a 40 km de Beirute, desde o século IV a.C., Biblos é um centro comercial e religioso muito importante. Abaixo, a Igreja de São João Marcos, de 1115.


A Fenícia era a maior exportadora de papiro egípcio para a Grécia. De tal modo que os gregos passaram a chamar o papiro de "biblos", o que veio depois a dar origem à palavra Bíblia, que batizou o Livro Sagrado e deu origem a muitas palavras derivadas, como biblioteca.

                                      As belas colunatas das estradas Romanas


O castelo de Biblos (acima), também chamado de Castelo de Gibelet, é uma construção medieval. Foi erguido pelos Cruzados no século XII sobre fundações fenícias e romanas. Em 1188 Saladino capturou a cidade e derrubou os muros do castelo. Mais tarde, os Cruzados retomaram a cidade e em 1197 reconstruíram o castelo.  

Desde 1984 Biblos é Patrimônio Mundial da UNESCO.  Que esse Mundial seja levado a sério: não podemos deixar que Biblos venha a sofrer por problemas que o Homem não sabe resolver...


Nenhum comentário:

Postar um comentário