sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rogério Pinheiro defende manutenção da aliança entre PSB e PT para eleições(O Estado)

A manutenção da aliança que apoia o governador Cid Gomes é muito importante para o futuro de Fortaleza. A defesa é do ex-vereador Rogério Pinheiro, secretário de Finanças do PSB da Capital. “Essa aliança, na minha avaliação, tem feito uma boa condução política na cidade e, portanto, deve ser mantida”. A opinião se choca com a do presidente do PSB da Capital, Sérgio Novais, segundo quem não há condição de entendimento entre ele e os irmãos Cid, Ciro e Ivo Gomes. A irmã de Sérgio, a deputada Eliane Novais, quer ser candidata a prefeita, e acusa a tríade Ferreira Gomes de trabalhar contra ela.

Rogério Pinheiro assegura que Eliane não está impondo sua candidatura, e sim demonstrando o seu desejo de postular o cargo. “Esse é um direito democrático de todo filiado do partido, mas, formalmente, o PSB de Fortaleza não definiu nome de ninguém para postular a chefia da Capital”, assegura Pinheiro, que prefere não se estender a respeito dos desentendimentos entre Sérgio e Cid. “O partido respeita as divergências, são coisas normais”.

Rogério informou que a preocupação agora do PSB, na área municipal, é no sentido de construir uma agenda positiva para Fortaleza deixando de lado qualquer candidatura, pois é muito cedo para tratar do assunto. “Nós, agora, queremos discutir os problemas da cidade em debate”. Cid Gomes disse, na última segunda-feira, querer fazer o possível para manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores – mas com a ressalva: o nome petista para a sucessão de Luizianne Lins precisa ser aprovado pelos outros partidos aliados, como PMDB e PC do B. “Eu desejo manter a aliança, mas vai depender do nome lançado pelo PT. Não estamos obrigados a apoiá-lo”, disse o governador, que preside o PSB do Ceará.

PARTIDO TRANQUILO
O diretório municipal do PSB, hoje, está tranquilo e 20 dos seus 30 membros, apesar das divergências ocasionais, têm plena afinidade com o governo Cid Gomes. A observação é do deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa. “Todo partido tem divergências e no PSB não pode ser diferente, porque nele há várias correntes pensando”.

Com relação ao partido ter ou não candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza em 2012, Roberto Cláudio acredita que ainda é muito cedo para tratar dessa questão, que deverá ser discutida lá para abril ou maio do próximo ano. “O papel agora do partido é construir uma visão positiva para Fortaleza e contribuir com ideias e projetos”.

O parlamentar disse ainda que o partido como um todo, área municipal e estadual, deve debater a questão da candidatura própria para ver se ela vai ou não ser viável, já que a sigla pertence a uma aliança que vem dando certo tanto no governo municipal como estadual. No assunto, ele acha importante a opinião do governador Cid Gomes.

Roberto Cláudio foi apontado pelo ex-deputado federal Ciro Gomes como um nome capacitado do PSB para a disputa na Capital. Sobre isso, o presidente do Legislativo diz pessoalmente não tem projeto nesse sentido, mas não pode proibir as sugestões. “A minha preocupação, agora, é em trabalhar pela Assembleia, pelo Ceará, porque o meu mandato foi obtido com mais de 68 mil votos que me obrigam a fazer isso por gratidão”. (informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário