quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Venha de onde vier

Eis artigo do governador Cid Gomes (PSB) publicado no O POVO desta quinta-feira. Intitulado “Brasil com mais saúde”, expõe o porque de Cid defender a criação de algum tipo de mecanismo para bancar a saúde do País. Confira:

A saúde pública é atualmente a maior preocupação do brasileiro. É nítido o interesse e o empenho do Governo Federal em fortalecer parcerias com os estados e municípios no sentido de ampliar e melhorar a rede de saúde pública no Brasil. No entanto, esse esforço tem esbarrado na imensa necessidade que presenciamos diariamente em todo o País. Seja nos hospitais públicos seja nos privados, é clara a defasagem entre a demanda da sociedade e o que lhe é oferecido.

Além do crescimento vegetativo da população, a saúde pública do Brasil se depara com três questões que exigem mais investimentos no setor: envelhecimento populacional, alto custo no tratamento de doenças antes consideradas intratáveis e redução pela metade dos recursos para a saúde desde o fim da CPMF.

Não é possível ficar omisso diante dessa questão e, por isso, vários governadores se uniram no sentido de apoiar a presidente Dilma Rousseff sobre a necessidade de ampliar os recursos para a saúde pública. Essa nova fonte não deve vir obrigatoriamente sob a forma de um novo imposto, mas tem que existir a clareza de que esses recursos sejam destinados exclusivamente para a saúde, o que não acontecia com a CPMF.

Seja qual for o mecanismo ou a solução encontrada para a destinação de mais investimentos para a saúde, ele deverá ter o apoio de todos. É muito simples desqualificar o debate quando não existe a necessidade de recorrer a um hospital público para um procedimento médico, mas não podemos esquecer que milhões de brasileiros não têm como pagar um plano de saúde e se veem obrigados a dormir em filas ou corredores a espera de atendimento. Essa é a realidade.

* Cid Ferreira Gomes – Governador do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário