sábado, 12 de novembro de 2011

COISAS DE FILÓSOFOS.


Dante Alighieri

(1265-1321)

Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265 de uma família da baixa nobreza. Sua mãe morreu quando era ainda criança e seu pai, quando tinha dezoito anos.

Pouco se sabe sobre a vida de Dante e a maior parte das informações sobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições. As especulações sobre a sua vida deram origem à vários mitos que foram propagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar o fato da ficção. Pode-se encontrar muita informação em suas obras, como na Vida Nova (La Vita Nuova) e na Divina Comédia (Commedia

A Divina Comédia - A Divina Comédia, obra prima do escritor italiano Dante Alighieri, é a jornada espiritual narrada pelo próprio autor e contada em forma de poema épico e teológico. A divina Comédia é composta de três livros: Inferno, Purgatório e o Paraíso. Possui três personagens principais:

Dante - que personifica 'o Homem'.
Beatriz - personifica 'a Fé'.
Virgílio - que personifica 'a Razão'.

Inferno

Na Obra, Dante é conduzido aos círculos infernais, guiado por virgílio, onde encontra as pessoas condenadas pelos seus atos errantes na terra. Para surpresa, ou não, muitos religiosos, santos, filósofos, ícones da mitologia grega, Judas e vários personagens bíblicos são encontrados por lá, pagando seus pecados, cada qual recebendo suas punições de acordo com o tamanho, ou gravidade do seu pecado.

Purgatório

Purgatório, é o espaço intermediário entre o paraíso e o inferno, lugar para onde são enviadas as pessoas que cometeram pecados 'leves', menos graves, os arrependidos.
No purgatório é possível assistir as punições das pessoas que foram para o inferno.
É no purgatório que Dante lava sua alma, seus pecados e então parte para sua última caminhada espiritual, a entrada no paraíso, onde Dante após ser abençoado, vai ao encontro de Deus.

O Paraíso

É o lugar onde habita Deus, os anjos, os espíritos, as almas boas. No paraíso, Dante, com a ajuda de São Bernardo e intercessão da Virgem Maria, finalmente encontra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário