quarta-feira, 29 de junho de 2011



Articulista alerta sobre países progressistas que marcham rumo ao neoliberalismo

Com o título “Coragem, presidenta Dilma!”, eis artigo do jornalista e radialista Messias Pontes. Ele lamenta que países antes de governos progressistas como Portugal e Espanha estejam embarcando no barco neoliberal. Ou seja, para a direita. Confira:

A crise profunda do capitalismo está atingindo em cheio, agora, os chamados países centrais, porém os periféricos não estão livres das suas nefastas consequências. Uns serão mais afetados que outros, dependendo da maneira como cada governo reagirá. Para surpresa e espanto, governos progressistas como os de Portugal e Espanha estão embarcando na nau neoliberal, fato que só tem agravado a vida da população, notadamente da juventude que enfrenta o maior desemprego e não consegue ver uma luz no fim do túnel.

É imprescindível que a presidenta Dilma Rousseff saiba tirar lições deixadas pelo presidente Lula quando do estouro da “bolha imobiliária” nos Estados Unidos, em 2008. Naquele período, o presidente Lula orientou os brasileiros a não deixarem de consumir, com responsabilidade. Foi o suficiente para o demotucanato e sua velha mídia conservadora, venal e golpista “caírem de pau” em cima do presidente Lula, numa campanha suja, chamando-o de irresponsável

O Brasil não pode retroceder, porém está correndo o risco de isso acontecer, já que as pressões dos neoliberais incrustados no governo têm surtido algum efeito. A tragédia causada pelas privatizações levadas a cabo pelos neoliberais tucano-pefelistas ainda pode se repetir, embora em menor escala. Contudo, o anúncio de privatização de estradas, portos e aeroportos e os contínuos cortes dos gastos públicos acenderam o sinal amarelo. Isto sem falar nos constantes aumentos das taxas de juros, apesar da inflação ter iniciado uma curva descendente, e do descontrole de entrada de capitais especulativos e também da temerária política cambial que está causando tremendos prejuízos às empresas nacionais, notadamente ao setor industrial.
Os neoliberais apostam todas as suas fichas no retrocesso e sonham em ver a presidenta Dilma se transformando num José Maria Zapatero de saia. Foi por fazer uma concessão aqui e mais uma concessão ali que Zapatero levou o Partido Socialista da Espanha a uma fragorosa derrota nas últimas eleições. É preciso enfrentar esse quadro com determinação.
Coragem, presidenta Dilma!
* Messias Pontes(blog Eliomar de Lima)

COMENTÁRIO MEU:

Com toda mudança que o presidente Lula fez no Brasil, não foi suficiente para domar o instinto predador do sistema financeiro internacional. Temos que avançar mais. Cuidado Dilma! presta atenção!!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário