quinta-feira, 30 de junho de 2011

Filha de Che Guevara, um desabafo, uma entrevista

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhR3JeogQcR1I_5JVTwQYfU69xe3jiO7pD64-NGdqhBu9MQ-o21KZRvIThoCqvzxXf5z2ZElhd-tzBTd49PkyCkels7KCX-AYelkVbUZIsDYnO0Agd7k-nuJd4LaajTzwTp-IIYUlmrilOB/s1600/1118156.jpg

Ela se declara apenas uma militante da base do Partido Comunista Cubano, mas carrega o sobrenome de um mito da esquerda. Aos 50 anos, a pediatra Aleida Guevara se ocupa em cuidar da memória do pai e faz uma defesa inflamada do modelo da ilha.

E como vão as coisas em Cuba?
Estamos em um momento de buscar solução a problemas reais que temos tido durante muito tempo. Há problemas atuais que o país vive por causa da crise econômica, que atinge todos os países do mundo. Estamos discutindo os problemas com todo o povo, analisando-os nos locais de trabalho, nos bairros. O congresso do partido analisou tudo o que resultou dessas reuniões populares e se chegou a um consenso de que vamos fazer algumas mudanças na economia familiar. Resolver um problema de família, de pessoas que estão sem emprego neste momento porque o Estado não pode seguir sustentando pessoas que trabalham sem produzir. Quando perdemos o campo socialista europeu, Cuba sofreu uma crise brutal e o Estado amparou todo mundo durante todo esse tempo. Agora a situação da economia interna melhorou. Portanto há possibilidades reais para que essas pessoas possam trabalhar independentemente. Não queremos desamparar os que não estejam trabalhando para o Estado. Por isso é que vem essa possibilidade de trabalho individual. Porque nós, pela Constituição, teríamos que analisar quais são os itens da Constituição atual que se chocariam com essas mudanças. Por isso toda essa análise popular, profunda. Se é necessário mudar algum item da Constituição, que o povo saiba o que se está fazendo e porquê. E o plebiscito que se tenha que fazer será faz mais rápido e mais fácil.
Rafael Andrade-28.06.11/Folhapress

COMENTÁRIO MEU:
A entrevista completa é uma beleza. Mostra que a velha cuba socialista se mantém com seu idealismo intacto. Reformas existem, porém" sem jamais perder a ternura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário