segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Arquitetura: Windsor - por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa -

A história da arquitetura dos castelos medievais começa com os normandos. Muitos cavaleiros europeus foram para a Terra Santa por ocasião das Cruzadas e voltavam impressionados com as poderosas fortalezas do Império Bizantino. Essas edificações influenciaram a engenharia e deram origem à construção dos castelos medievais em muitas partes da Europa.


Pode ser visitado e há muito o que ver, destacando-se a magnífica coleção de obras-primas da Família Real, a Igreja de São Jorge, e os jardins do castelo que impressionam pelo tamanho e pela natureza exuberante, como podemos ver pela foto acima, que mostra o chamado Longo Caminho, com o castelo ao fundo.

A construção foi iniciada por Guilherme, o Conquistador, em 1066, logo após vencer a batalha de Hastings e tomar a Inglaterra de Harald, o rei anglo-saxão. Não esperaram muito e sua estrutura em madeira começou a ser substituída por pedras.

Em 1350, Eduardo III iniciou a grande reforma, demolindo a velha fortaleza, deixando intocada apenas a torre Curfew, em forma de D, que comanda um dos ângulos da muralha externa e que é datada de 1220. O castelo começou a tomar a forma pela qual é conhecido.

Ao longo dos séculos recebeu vários acréscimos, sofreu muitas reformas, externas e internas, o que não é de admirar já que serviu de guarnição militar, prisão, fortaleza, lar, e sede oficial do governo em determinados momentos da História da Grã-Bretanha.(Noblat).

Windsor, Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário