segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cid defende critério e beneficia Eliane

Foi por intervenção do governador Cid Gomes (PSB) que a deputada estadual Eliane Novais (PSB) não teve questionada sua eleição para o grupo de delegados do partido que participará do congresso nacional do PSB, em dezembro. Durante os preparativos para a votação que elegeu o grupo de delegados, ontem, o 1º secretário de Finanças da sigla, Rogério Pinheiro, propôs aos 286 delegados municipais presentes ao 11º Congresso Estadual, que o nome de Eliane Novais fosse retirado da única chapa inscrita na eleição. Rogério queria dar espaço a uma filiada do PSB de Itarema que pediu para entrar na chapa como representante das “minorias” em Brasília. Ele justificou sua proposta dizendo que Eliane não tem demonstrado “compromisso” com o partido.

Cid – que no papel de presidente do PSB no Ceará coordenava o 11º Congresso Estadual, realizado ontem no hotel Vila Galé -, lembrou que Eliane é uma “delegada nata”, por possuir mandado de deputada estadual. Antes disso, ele já havia lido trecho do regimento interno do partido que inclui os deputados na lista de “delegados natos” – aqueles que, só pelo cargo eletivo de ocupam, já são delegados naturalmente.

Após a fala de Cid, Rogério não voltou a pedir a substituição de Eliane e, com isso, encerram-se os questionamentos sobre a chapa inscrita - o que permitiu a aprovação do grupo logo em seguida.

Explicações

O governador, entretanto, não deixou de explicar seu posicionamento. “Não estou defendendo o nome da deputada, mas sim o critério de constar o nome de todos os deputados estaduais do partido”, disse Cid, após lembrar que Eliane faz oposição a ele na Assembleia Legislativa. Em setembro, o clima de racha dentro do PSB teve seu ponto alto com a destituição do diretório municipal do partido, com a retirada do cargo do então presidente, Sérgio Novais (PSB) - irmão de Eliane.

Sérgio é um dos 44 delegados eleitos no congresso de ontem. Além de toda a bancada estadual, a bancada federal e os membros cearenses do diretório nacional são considerados “delegados natos”. O grupo de delegados terá participação na eleição que escolharerá um novos diretório e executiva nacionais do PSB.

Em entrevista ao O POVO, a deputado Eliane Novais questionou a legitimidade do 11º Congresso Estadual do PSB. Isso porque, segundo ela, os delegados foram eleitos em congressos municipais “cartoriais”, ou seja, sem a participação das bases partidárias.

(O Povo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário