sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Educação: avanços e desafios(Zé Dirceu)

Uma das prioridades definidas pela presidenta, Dilma Rousseff, desde a campanha eleitoral, a Educação pública brasileira vive um momento de transição, avançando decisivamente para superar as seguidas décadas de atraso, fruto do descaso das elites dominantes deste país.

Nossa meta é conseguir dar um salto de qualidade no setor, aliando os progressos educacionais aos tecnológicos e de inovação, pilares do país desenvolvido e capacitado que buscamos.

No entanto, esse caminho é repleto de obstáculos, de diferentes ordens. Convivemos com uma realidade educacional em que ainda há muito a ser feito tanto no que se refere à qualificação e valorização do corpo docente e dos conteúdos educativos, quanto no campo da universalização do ensino público, especialmente nos ciclos básicos e médios, de responsabilidade de municípios e Estados.

Em suma, o quadro é uma somatória de problemas históricos com dificuldades atuais e desafios futuros.

No que concerne ao ensino superior, crucial para atender à demanda crescente no país por mão-de-obra qualificada, o governo federal coleciona avanços. Evidente que estou falando do Enem, ProUni, Pronatec e da construção e melhoria de 14 novas universidades.(Noblat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário